Home Vídeos

Vídeos

 

PARQUE ESTADUAL DO RIO PRETO

Institucional | Direção: Michel Becheleni | Duração: 9m30s | Full HD

Conhecido por suas exuberantes belezas naturais, o Parque Estadual do Rio Preto acaba de lançar seu primeiro vídeo institucional. A unidade de conservação está localizada nas proximidades de Diamantina, região do estado bastante procurada por turistas. Além de registrar o patrimônio ambiental do Parque, o vídeo, que será permanentemente exibido no centro de visitantes, permitirá sensibilizar o público, apresentando de forma mais leve e atraente informações que antes eram transmitidas por palestras.

 
 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CONSERVAÇÃO NA GRUTA DO SALITRE

Institucional | Direção: Michel Becheleni | Duração: 2m30s | Full HD

1ª Etapa: Oficina de Planejamento Participativo com os Educadores. A oficina reuniu mais de 60 educadores de escolas públicas de Diamantina, MG, na Gruta do Salitre com o objetivo de promover uma discussão ampla sobre as potencialidades e desafios para a realização de atividades educativas no local. Um plano de ação participativo foi construído a fim de auxiliar os professores a elaborarem seus planos de aula de campo e para fortalecer o protagonismo dos mesmos na condução das atividades propostas. O projeto é uma ação do Conserva Mundi coordenada pelo Instituto Biotrópicos (ONG gestora da Gruta do Salitre desde 2011) que levará gratuitamente mais de 1.000 alunos de 4º e 5º anos de todas as escolas públicas de Diamantina, para vivenciarem uma incrível experiência de visita lúdico-pedagógica nesse fantástico laboratório de ensino que a natureza proporciona. A Gruta do Salitre é a maior sala de aula da Serra do Espinhaço!

 
 

O GALINHEIRO DO VICTOR

Institucional | Direção: Michel Becheleni | Duração: 1m38s | Full HD

Estivemos em Capoeirão, comunidade rural de Diamantina, para visitar o pequeno Victor e conhecer o galinheiro que ele construiu com sua família. O galinheiro está quase pronto e muito em breve vai ajudar a completar a renda da família! O Victor tem padrinhos que moram fora do país e ajudam crianças como ele através do Fundo Cristão para Crianças, ChildFund Brasil e PROCAJ de Diamantina.

Você também pode apadrinhar uma criança: www.childfundbrasil.org.br/apadrinhe

A publicação realizada pela ChildFund International pode ser acessada aqui.

 
 

SUSTENTABILIDADE NA VEREDA: SOL, TECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE

Documentário | Direção: Michel Becheleni | Duração: 12m19s | Full HD

O projeto apoiado pela Oi Futuro atuou na área do Rio Carinhanha, no norte de Minas Gerais, promovendo o monitoramento ambiental de suas lagoas. Selecionada pelo Programa Oi Novos Brasis, a iniciativa combinou educação para a sustentabilidade e tecnologia para o monitoramento da biodiversidade da região, engajando comunidades ribeirinhas no processo de conservação ambiental. O Rio Carinhanha é um importante afluente da bacia do Rio São Francisco e divisor dos estados de Minas Gerais e Bahia. A região é rica em espécies da fauna e flora e é considerada uma das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade no estado. Este vídeo faz parte do kit distribuído por todo o país através da 8ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde (2017), uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

 
 

PERUAÇU – BIODIVERSIDADE, CONSERVAÇÃO E TURISMO

Documentário | Direção: Michel Becheleni | Duração: 09m55s | Full HD

O documentário revela as belezas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e traz informações sobre o projeto de monitoramento de mamíferos desenvolvido pelo Instituto Biotrópicos na região desde 2007. O projeto de pesquisa tem como objetivo fornecer dados que permitam avaliar possíveis impactos da visitação turística sobre os mamíferos do parque nacional e, desta forma, conciliar o turismo de baixo impacto com a conservação da biodiversidade. Uma atividade turística bem planejada trará benefícios para todos os envolvidos: comunidades locais, parque e a fauna do Peruaçu. Este vídeo faz parte do kit distribuído por todo o país através da 7ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde (2016). O Circuito Tela Verde – CTV – é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental-DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

 
 

GRUTA DO SALITRE – CONSERVAÇÃO E TURISMO ECOLÓGICO

Institucional | Direção: Michel Becheleni | Duração: 05m25s | Full HD

A proposta de criação de uma unidade de conservação na Gruta do Salitre, destaca a singularidade e a importância da conservação desse patrimônio natural, em meio à vegetação de cerrado e campos rupestres, aliada à oportunidade de desenvolvimento para as comunidades do entorno. O relevo rochoso em forma de ruínas, cânion, fendas e paredões de até 80m de altura tornam a Gruta do Salitre um imponente atrativo. O local guarda um sítio arqueológico e sua beleza já foi cenário para gravação de documentários, filmes e minisséries de televisão. Este vídeo faz parte do kit distribuído por todo o país através da 7ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde (2016). O Circuito Tela Verde – CTV – é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental-DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

 
 

TAI CHI CHUAN NA GRUTA DO SALITRE

Institucional | Direção: Michel Becheleni | Duração: 05m07s | Full HD

O Tai Chi Chuan é a busca da integração entre o homem, as energias do céu e as energias da Terra. A Gruta do Salitre é um lugar perfeito para a prática. Formada de quartzito e com aspecto de um castelo medieval, a Gruta do Salitre chama a atenção de todos os visitantes, inclusive por sua acústica perfeita. Localizada a apenas 09 km do centro histórico Diamantina e a 01 km do distrito de Extração (Curralinho), a gruta já foi palco de concertos e cenário para produções de séries, novelas e filmes. Está situada na Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas pelo programa MAB/UNESCO como importantes em nível mundial para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável e que devem servir como áreas prioritárias para experimentação e demonstração dessas práticas.

 
 

PROJETO PLANTANDO EDUCAÇÃO, COLHENDO CIDADANIA

Documentário | Direção: Michel Becheleni | Duração: 11m45s | Full HD

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente das Bacias dos Rios Jequitinhonha e Mucuri (MPMG) e foi realizado pelo Instituto Biotrópicos, através do seu Centro de Educação Ambiental Conserva Mundi. Alcançou mais de 1000 educadores da rede pública municipal de mais de 500 escolas localizadas em mais de 50 municípios dos Vales dos Rios Jequitinhonha e Mucuri, nordeste de Minas Gerais. A expectativa é que a qualificação e a motivação oferecida aos educadores fortaleça uma abordagem efetiva a cerca da importância da conservação dos remanescentes de vegetação nativa e dos recursos hídricos para mais de 11 mil alunos anualmente, contribuindo para a formação de cidadãos multiplicadores de boas práticas ambientais.

 
 

DÉA TRANCOSO INTERPRETA: BEIRA-MAR DA LEONOR

Documentário | Direção: Michel Becheleni | Duração: 1m27s | Full HD

Déa Trancoso interpreta a canção “Beira-mar da Leonor” de domínio público. Este fragmento faz parte de um documentário em produção sobre o fotógrafo e documentarista Lori Figueiró, do Vale do Jequitinhonha. Parte do trabalho do Lori pode ser encontrado em seu site www.lorifigueiro.com.br .O documentário tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2018.

 
 

AÉREAS EM MINAS GERAIS

Direção: Michel Becheleni

Através de um projeto ousado, independente e atemporal, estamos documentando toda a região do Alto Jequitinhonha juntamente com a porção meridional da Serra do Espinhaço, também conhecida como “a cordilheira brasileira”, em Minas Gerais.